sábado, 17 de setembro de 2011

Grupo 2 - Biografia

   O fundador da antiga escola estoica é Zenão de Citium

   O fundador da antiga escola estoica é Zenão de Citium (334-262 a.C., mais ou menos)nascido na ilha de Chipre . Seu pai, mercador, leva para ele, de Atenas, uns tratados socráticos, que lhe despertam o entusiasmo para com os estudos filosóficos. Aos vinte e dois anos vai para Atenas; aí - perdidos seus bens - dedica-se à filosofia, frequentando por algum tempo várias escolas e mestres, entre os quais o cínico Crates. Finalmente, pelo ano 300, funda a sua escola, que se chamou estoica, do lugar onde ele costumava ensinar: pórtico em grego, stoá. Iniciou, juntamente com a atividade didática, a de escritor. Em seus escritos já se encontram a clássica divisão estoica da filosofia em lógica, física e ética, a primazia da ética e a união de filosofia e vida.

    Zênon, o fundador do estoicismo, era considerado fenício por seus contemporâneos, e oriundo da Ilha de Chipre.  Praticamente nada se sabe de sua vida pessoal, exceto que chegou a Atenas ainda jovem, e que estudou com alguns filósofos que o precederam, como Estílpon de Mégara, o cínico Crates de Tebas e Xenócrates da Calcedônia, da Academia.
    O funeral de Zênon em Atenas foi efetuado a expensas da cidade, uma vez que "tinha feito de sua vida um exemplo para todos, pois seguiu seus próprios ensinamentos”.
O estoicismo durou cerca de 500 anos e grande foi a sua influência entre gregos e romanos.



















 
   Em 313 a.C., sobreviveu a um naufrágio próximo à cidade costeira de Pireu o porto marítimo de Atenas, tendo o seu barco naufragado e assim perdido todos os seus bens,. Estabeleceu-se então, em Atenas, centro da ciência e filosofia gregas da época. Quando Chipre foi devastada por uma invasão egípcia dois anos depois, Zenão foi forçado a adotar Atenas como seu novo lar. Zenão morreu aos 72 anos de idade. Sua filosofia continuou a influenciar muitos atenienses durante o período conhecido como era helenística, que se estendeu aproximadamente de 300 a.C. a 100 a.C. Um de seus seguidores posteriores foi o imperador romano Marco Aurélio, que reinou de 161 d.C. a 180 d.C., e que adotou o estoicismo.

Zenão dizia que:
   A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário